top of page

Reaproveitamento da água da chuva

A captação da água da chuva é uma atitude sustentável, que promove a preservação da água que pode ser reutilizada de inúmeras maneiras, e isso é possível com um sistema de captação de água em que se reduz a utilização de água potável assim como também os gastos, proporcionando um retorno eficaz em termos de custo-benefício e outras diversas vantagens.


fonte da imagem: https://cbncuritiba.com


Como pode ser utilizada?


A água da chuva deve ser utilizada para fins não potáveis, como na irrigação de plantas , lavagem de carros, calçadas ou até mesmo em descarga de vasos sanitários. E você sabia que existem meios muito eficazes de captação da água por meio de reservatórios? Estes são capazes de armazenar um grande volume de água gerando um beneficio significativo, um exemplo é a cisterna.


Como funciona a Cisterna


Trata-se de um um sistema de aproveitamento da água da chuva de baixo custo que possibilita a captação da água e a armazenagem para uso domestico geral. A água da chuva é captada pela cobertura e telhado de onde se dirige para as calhas, desce pelo condutor e passa por um filtro, onde ocorre a primeira etapa do tratamento, a segunda etapa inicia-se com a decantação da água que após a filtragem é direcionada ao fundo da cisterna onde existe um freio de água. A retirada da água da cisterna é feita por mangueira flexível e uma boia, o sifão "ladrão"é responsável pela próxima fase em que evita=se a contaminação da água filtrada. Vale ressaltar que as tubulações de água potável e de água da chuva devem ser totalmente separadas e devidamente identificadas.


As cisternas de maior porte em geral são enterradas de modo a evitar a incidência de luz solar, causando a proliferação de algas e outros micro-organismos. Entretanto, existem modelos de cisternas que não necessitam ser enterradas, reduzindo o custo de instalação, visto que não exigem obras.


Vantagens

  • Pode ser instalada em qualquer ambiente: rural ou urbano, casa ou apartamento;

  • Representa uma economia de aproximadamente 50% na conta de água;

  • Possui diferentes capacidades de acordo com as suas necessidades (minicisternas e cisternas de diversos tamanhos);

  • Ajuda a conter enchentes;

  • Reduz o consumo da rede pública.

 

Referências


 

Quem escreveu esse blog?



76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page