top of page

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

Na hora de escolher uma profissão devemos se atentar aos requisitos para atuação, sendo assim, é preciso verificar suas exigências. Para se tornar um Engenheiro Civil é necessário ter um diploma no curso de Engenharia Civil, o qual deve ser concluído em uma instituição de ensino superior e também possuir registro ativo no CREA de seu estado ou onde deseja atuar!


A graduação em Engenharia Civil é considerada um curso na modalidade de bacharelado, sendo assim, o profissional pode exercer várias funções dentro da sua área de formação.



ENGENHEIRO CIVIL


Profissional apto para atuar na construção de edifícios, pontes, torres, prédios, obras residenciais e até mesmo estradas, viadutos e rodovias. Deve estar preparado para os avanços do mercado e novas tecnologias no planejamento e desenvolvimento de obras sustentáveis, inteligentes e inovadoras. Responsável pela atuação segura e de qualidade no planejamento, acompanhamento, gestão de obras e ações ligadas a estruturas.


Qual é a importância do engenheiro civil no mercado de trabalho?

Além de responsável pela execução e gerenciamento da obra, o engenheiro possui inúmeras atividades relacionadas ao canteiro e estudo do solo. Ao iniciar uma obra, uma das maiores preocupação tanto do cliente como do profissional executor é o orçamento, maioria das vezes é feito pelo engenheiro, desde fornecimento de mão de obra, equipamento e material, ele deve prever atividades necessárias como topográfica, terraplanagem, drenagem e algumas analises.


A atuação dele possui impacto social, no desenvolvimento de cidades, mobilidade urbana, saneamento básico e geração de energia. O engenheiro civil é responsável por gerenciamento de times e equipes de trabalho, desempenhando o papel de líder.


Além de desenvolver trabalhos em canteiro de obra, ele tem um papel fundamento na realização de projetos sendo eles básicos ou executivos detalhados! Podendo estar a frente de uma nova obra ou mesma na adequação e reforma de estruturas já construídas. Sua principal função desde a formação é se atentar aos cálculos e normais técnicas para inibir o risco de acidentes ou imprevistos que podem ocorrer.


Onde posso atuar com o curso de Engenharia Civil?

O campo de atuação para um engenheiro civil é bastante amplo e diverso, podendo atuar em várias frentes, como: orçamentos, gestão de obras, segurança do trabalho, calculista estrutural, projetista, perito e realização análises técnicas sendo repleto de oportunidades!


Algumas das áreas de atuação:

  • Construção Civil;

  • Saneamento;

  • Fundação e Estruturas;

  • Transportes;

  • Gerenciamento de recursos prediais;

  • Hidrotécnica.



Quais os Softwares usados na Engenharia Civil?

Para execução de orçamentos, projetos até mesmo gestão e gerenciamento de obras os engenheiros civis costumam fazer o uso de softwares, para facilitar o armazenamento de dados e informações, tendo como objetivo agilizar e organizar atividades a serem realizadas. Listamos os programas mais utilizados atualmente!

  • Excel: Editor de planilhas.

  • Project: Utilizado para gerenciamento de projetos e tarefas.

  • AutoCAD: usado para a elaboração de desenhos técnicos dos projetos

  • Revit: voltado para a modelagem de informações de construção.

  • Scketup: adequado para criar projetos 3D.

  • Eberick: apropriado para a análise, dimensionamento e detalhamento de projetos estruturais de concreto armado e pré-moldado.

  • CAD/TQS: indicado para idealizar projetos de estrutura de concreto protendido, armado e em alvenaria.

 

Fontes:

https://ead.unifeob.edu.br/blog/engenharia-civil


Fotos: Acervo do curso/Aline Jasper/ Governo Federal

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page