Quais os sistemas de aquecimento mais comuns para residências?

Você já foi em algum hotel, na casa de um amigo ou em algum lugar onde pode usufruir de um banho com uma boa vazão de água? Isso não foi muito relaxante? Mas você sabe porque isso acontece?


Nesse blog iremos explicar para você o porquê em alguns lugares a pressão da água faz com que o banho de chuveiro seja tão gostoso e acolhedor. E não é porque a água de lá é diferente, hein?

O sistema predial de água quente conduz a água aquecida através de condutos até os pontos de utilização, ele é totalmente separado do sistema de água-fria, apesar de ser viável, na maioria das vezes, os dois serem planejados juntos, no dimensionamento das tubulações.


Como a água é aquecida no sistema de água quente?

A água pode ser aquecida de diversas maneiras, mas nesse blog escolhemos três principais para você pensar e investir nessa ideia, que irá mudar algo que parece simples no dia a dia, mas torna muito melhor algo que na correria esquecemos: o autocuidado. Confira:


Aquecimento Solar

A partir da caixa d'água, após a entrada da água no boiler (1)— o equipamento responsável pelo armazenamento da água já aquecida—, ela percorrerá o interior do mesmo e sairá do lado oposto do reservatório já em tubulação de água quente. A água então passa pelo circulador (2) e seguindo percurso ela entra na parte inferior das placas solares (3), as quais serão dimensionadas de acordo com a necessidade do cliente.

Percorrendo todo o interior das placas e recebendo a incidência solar necessária, a água sai na parte superior das placas solares e retorna ao boiler já aquecida na temperatura adequada. A água então fica armazenada no boiler até o momento do uso e pode ser distribuída para toda residência.

Quando acionado o registro (chuveiro ou torneira), ela passa por um pressurizador (4) que vai garantir a melhor pressão para qualquer ponto de utilização e também haverá um dispositivo chamado misturador (5), que permitirá ao usuário equilibrar as saídas de água quente e fria até atingir o equilíbrio ideal para cada utilização.

Equipamentos necessários para o aquecimento solar da água.

Aquecimento a gás

  • De passagem: O aquecimento desse sistemas funciona através de uma chama liberada por um gás - GN ou GLP - quando acionado o registro da torneira ou chuveiro, essa chama é acionada e a água começa a ser aquecida em um reservatório de passagem, a água passa em uma serpentina (já em tubulação de água quente) e recebe a chama necessária para aquecer na temperatura desejada - temperatura a qual pode ser regulada por um controle que é instalado no interior da residência- O aquecimento é feito em poucos segundos até que a aguá comece a sair quente pela tubulação.


  • Por boiler: No boiler a gás é similar, a água fria alimenta o boiler, mas uma chama fica acesa constantemente e possui um regulador de temperatura pra regular essa chama mais intensa ou não, se a temperatura cai a chama aumenta e se a temperatura esta alta a chama diminui. Esse processo se repete por todo o tempo. E assim como o aquecedor a gás o boiler pode funcionar tanto com gás natural (GN) quanto gás liquefeito de petróleo (GLP).


Aquecimento elétrico

O funcionamento do Boiler elétrico é bem similar ao do boiler a gás, só que ao invés de uma chama-piloto, o boiler elétrico possui uma resistência elétrica que vai ficar ligada até que a água chegue a temperatura configurada.


Mas qual escolher?

Independente da forma de aquecimento escolhida, ainda sim será mais vantajoso que o sistema tradicional, elétrico por resistência, com uma vazão de água bem maior, controle da temperatura de água, além da valorização do seu imóvel. Ainda existe a possibilidade de instalar um sistema misto, se você por exemplo escolher o sistema de aquecimento solar, durante o verão haverá significativa economia na fatura de energia, e poderá ser usado normalmente o sistema tradicional em dias sem muita incidência solar.

Para escolher o sistema ideal, consulte um profissional habilitado, que irá fornecer as melhores soluções dentro das suas possibilidades. A Engenium oferece uma consultoria para você escolher o melhor fornecimento de água quente para sua residência, e também realiza o projeto de água quente, pensando no seu bolso e também atendendo a todos os requisitos necessários, visando o seu bem-estar.


Referência: https://aquecenorte.com.br/blog/boiler-ou-aquecedor-a-gas-qual-a-melhor-opcao/


Quem escreveu esse blog?



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo