top of page

Por que a "chave" cai quando ligo o chuveiro e a torneira elétrica ao mesmo tempo?

Ter o banho quente interrompido e ter que sair do banheiro pra ir religar a luz é algo que não se pode desejar ao pior inimigo! Mas você sabe porque isso acontece? E como evitar? Vamos sanar essas dúvidas no decorrer desse blog.

Para podermos mostrar o que está gerando esse PROBLEMÃO para você, antes iremos explicar o que é um disjuntor— sim, esse é o nome de quem estraga seu banho, mas calma, ele não é seu inimigo—, para entender melhor o que tem acontecido.


Fonte: Getty Images


O que é um disjuntor?


O disjuntor é um equipamento de segurança elétrico que tem a função de cortar a passagem de corrente elétrica, caso a intensidade da mesma seja excedida. Sem o disjuntor, a fiação pode esquentar e se corromper, além de queimar equipamentos eletrônicos e até mesmo causar incêndios.

Quando ocorre uma sobrecorrente provocada por uma sobrecarga ou um curto-circuito, o disjuntor é desligado automaticamente. Ele também pode ser desligado manualmente para a realização de serviços de manutenção.


Fonte: Rido


O que pode ser o problema?


O problema é que em algumas casas as instalações elétricas não foram dimensionadas corretamente, inclusive casos em que a residência não possui um quadro de distribuição de circuitos (QDC).

O QDC serve para dividir os circuitos residências, por exemplo se a lâmpada da sala queima, é só desligar o interruptor que corresponde à esse ambiente para trocá-la sem medo de levar choque. Quando a casa não tem QDC, pode haver um compartilhamento do circuito, isto é, os dois equipamentos estão ligados no mesmo circuito e a soma das correntes destes aparelhos é maior do que a fiação aguenta, e portanto, maior que a capacidade do disjuntor, fazendo este desarmar.


Preste atenção!

O dimensionamento da parte elétrica da sua residência ou comércio deve ser feito por um profissional na área, pois além dos incômodos como o relatado neste artigo, é perigosíssimo o descuido, podendo até causar incêndios!

É sempre melhor prezar a segurança e contratar alguém realmente qualificado para cuidar de você e das pessoas que você ama, mesmo que seja algo tão indireto como as fiações elétricas, que literalmente estão escondidas de você.


Infelizmente, os choques elétricos representam cerca de 80% do total de mortes em acidentes de origem elétrica, mantendo uma média anual de quase 700 mortes.
Notamos também, através do anuário, que cerca de 80% dos incêndios por sobrecarga de energias ocorrem em moradias tanto urbanas quanto rurais.

Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).


Fontes:

https://abracopel.org/blog/o-que-conseguimos-aprender-com-as-tragedias/


2.681 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page