top of page

Iluminação natural nos ambientes.


Fonte da imagem: Tarso Figueiredo/CASACOR


A iluminação natural é um fator que os projetos arquitetônicos atuais têm priorizado, visto que trazem diversos benefícios, além de ter uma estética muito agradável. A técnica utiliza a luz do sol para iluminar os ambientes internos, aproveitando ao máximo as condições naturais na região.

Para o melhor aproveitamento da luz natural nos ambientes é necessário analisar a localização do terreno, se atentando à posição do Sol, e as condições externas aproveitando a iluminação nos cômodos que vão necessitar de mais luz.


Os benefícios da iluminação natural


Um dos benefícios importantes é a economia de energia elétrica que a técnica proporciona. Além de que a iluminação natural é responsável por proporcionar um conforto visual, já que a luz do sol deixa o ambiente mais agradável e transmite sensação de disposição, gerando bem-estar e melhoria no desempenho. A iluminação natural proporciona um efeito positivo na saúde das pessoas, o ser humano necessita de doses diárias moderadas de sol, para produzir vitamina D, que fortalece o sistema imunológico, contribuindo para a saúde dos ossos e melhora o sistema cardíaco e circulatório.


Vale ressaltar que durante o inverno, o vidro torna o ambiente uma estufa natural e dessa forma acaba o aquecendo. Já no verão o vidro pode deixar o ambiente mais quente, podendo-se optar pela utilização de ar-condicionado ou ventiladores. Para solucionar o problema, o vidro deve ser temperado ou laminado, para assim filtrar os raios solares que entram e também proteger o ambiente, para que ele não fique excessivamente aquecido.


No ambiente de trabalho o uso de iluminação natural vem sendo uma boa opção pelo fato de influenciar diretamente o comportamento humano contribuindo para a qualidade de vida dos trabalhadores e aumentando a produtividade. Em sua presença o organismo entende que é momento de atividade e têm suas funções intensificadas. Já na ausência de luz, nossa mente associa a hora de descanso, devido a esses fatores ambientes mal iluminados ou que contam apenas com iluminação artificial contribuem para a redução da produtividade dos indivíduos.


 

Referências


 

Quem escreveu esse blog?


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page