top of page

Eletrofita: Uma nova tecnologia que vai revolucionar os Projetos Elétricos

Todos sabem como é comum e chato alterações e adaptações na parte elétrica de algum ambiente. Mas, graças à tecnologia atual essa “dor de cabeça” pode ter tido seu fim, conheça a eletrofita.


O que é eletrofita?



A eletrofita é uma alternativa extremamente inovadora e prática para situações em que necessita a instalação de um novo ponto de tomada, alterar o design de um ambiente para integrar novos móveis, novo posicionamento de luminárias e as mais diversas situações que requerem simplicidade e rapidez na ação.

Essa fita elétrica são tiras de cobre confeccionadas a fim de funcionarem como um adesivo, sendo posicionadas e fixadas em praticamente qualquer superfície plana: paredes, teto, pisos… E, graças ao seu isolamento, é tão segura quanto qualquer outra fiação.


Instalação da eletrofita


Fonte: Mundo da Elétrica, 2020.

Para sua utilização, basta selecionar ama superfície a ser fixada (certifique-se do plano estar limpo e sem muitas irregularidades). Após isso, posicione a fita de forma que o barramento se encontre próximo à saída de energia original.

Para seu isolamento, é necessário apenas uma “massa corrida”, quantas vezes for necessário para cobrir inteiramente o cobre e alimentá-la. E, para fins estéticos, é inteiramente possível uma pintura ou textura sobre a massa isolante da fita.


Tipos de Eletrofita

  • Duas Pistas, para tomadas 2 pinos de 750V/20A;

  • Três Pistas, para tomadas 3 pinos de 750V/20A;

  • Duas Pistas, utilizadas para iluminação 750V/15A;

  • Três Pistas, utilizadas para iluminação paralelo 750V/15A;

  • Quatro Pistas, utilizadas para áudio Home Theater (semelhante ao condutor de 1,0mm);

  • Duas Pistas, utilizadas para som, alarmes ou telefonia (semelhante ao ao condutor de 1,0mm);

  • Cinco Pistas, para ventiladores de teto 750V/10A, (semelhante ao condutor de 1,0mm)


Vantagens e desvantagens da Eletrofita



A eletrofita tem várias vantagens, tais como: aplicação em diversos tipos de superfície, fácil mobilidade dos pontos de tomada e são cobertas facilmente. Portanto, são estéticas para o ambiente, e altamente eficientes em caso de sobrecarga energética.

Por outro lado, se tem desvantagens da eletrofita, como por exemplo, caso haja a necessidade fazer uma manutenção é necessário trocar toda a fita. Também, se tiver uma perfuração pode acarretar em choques ou curtos-circuitos, porém essa situação é facilmente evitada com sinalizações e cuidados prévios.

Visto seu funcionamento, vantagens e desvantagens, a fita elétrica é uma opção revolucionária para lidar com os problemas mais comuns como “quebra-quebras”, gastos desnecessários com pedreiros, riscos com encanamento, entre outros diversos problemas que todos estamos cansados de enfrentar.


Referências:




444 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page