top of page

Como evitar mau cheiro no banheiro?

Alguma vez na vida você já deve ter passado por esta situação, mas achamos que é tão normal que nem nos preocupamos em tentar resolver. Porém, esse mau cheiro pode ser um sinal de problemas hidráulicos, como: retorno dos gases, encanamento antigo, falta de uso, entre outros.

Na maioria dos casos, o causador dessas manifestações patológicas está relacionado às instalações inadequadas de esgoto. E essas falhas podem causar problemas de saúde ou segurança ao consumidor.

Os principais causadores deste mau cheiro no banheiro são

  • Sifão

Esta peça em formato de “U” é instalada logo abaixo da pia. Serve para acumular uma pequena quantidade de água, a fim de, impedir que os gases provenientes das tubulações subam para o ralo. Em condições normais, ele serve para bloquear odores, se usado de forma adequada.

Outra causa para o mau odor é a falta de uso, pois a água que deveria ficar armazenada no sifão, bloqueando os gases, iria evaporar, liberando espaço para os vapores da tubulação subirem.



  • Vaso Sanitário

Neste caso, o problema mais recorrente é a falta do anel de vedação ou vedação incorreta. Esta conexão é muito importante para eliminar o mau cheiro e evitar possíveis vazamentos.

Então é sempre bom verificar o anel e se necessário trocá-lo.



  • Ralos

Os principais motivos de odores desagradáveis provenientes dos ralos são vedação incorreta da grelha e más conexões do esgoto.

É necessário fazer a verificação das conexões e, se possível, trocar os ralos por um de melhor qualidade, por exemplo, por um de aço inox com fecho




Problemas como estes surgem pela falta de planejamento na obra. Infelizmente o mito de que apenas grandes construções precisam de projetos complementares como o elétrico e o hidrossanitário faz com que as pessoas deixem de lado essa importante parte, o que pode resultar nesses maus cheiros e até mesmo em rompimento de instalações hidráulicas.

Mesmo com a obra finalizada ainda há tempo para replanejar os dutos da sua residência, da melhor forma para evitar o "quebra-quebra" e as dores de cabeça da reforma. Fale conosco, a Engenium oferece o projeto hidrossanitário, que não só irá resolver estes problemas, como facilitará em caso de manutenção, aumenta o conforto e qualidade de vida, além de aumentar a sua segurança e da sua família.


  • Referências


108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page