top of page

Arquitetura modular: conheça os benefícios

Com a necessidade constante de causar a menor quantidade de resíduos possíveis é preciso ser criativo e inovador para ser sustentável no mercado da construção civil. Inovações estas como a arquitetura modular, que surgiu na Europa e tem ganhado espaço no Brasil.


A Casa Box, é um exemplo da arquitetura modular, projetada pelo arquiteto Flávio Castro do FCstudio. Imagem: Pedro Kok.


 

O que é arquitetura modular?


A arquitetura modular é construída a partir de módulos pré-fabricados que compõem sua estrutura. É por meio desses módulos que os cômodos são construídos, ou seja, os ambientes são fabricados separadamente e transportados para posteriormente serem "montados" no terreno, dando forma ao imóvel desejado.


Imagem: Leonardo Finotti


É possível erguer uma estrutura em menos de 30 dias, dependendo do tamanho especificado, segundo a NHJ do Brasil.


Os benefícios da arquitetura modular

Pelo fato de encurtar significativamente o tempo de montagem, o impacto local ao ambiente é muito menor. Além disso, o desperdício é drasticamente reduzido por conta da eficiência na produção de fábrica e a redução de danos ou uso de materiais de embalagem no local.

Casas modulares oferecem centenas de recursos personalizados que incluem pisos de cerâmica, bancadas de superfície sólida, vários estilos de gabinete e espécies de madeira, acabamentos exteriores, encanamentos, etc. Você pode personalizar sua casa como desejar.

As casas modulares também oferecem escapatória da zona urbana, sendo utilizadas por muitos como casas de campo, principalmente em períodos de isolamento social. É de grande vantagem pois não precisa de tantos funcionários no local por vários dias, o que geraria a necessidade do acompanhamento da obra


Casa de campo modular. Fonte: Pinterest.


A casa modular é construída totalmente dentro de um ambiente de fábrica, incluindo seus acabamentos, e então é transportada e montada por um construtor. Apesar de ser facilmente adaptável (no sentido de sempre poder ser ampliada), não é móvel, é simplesmente uma casa que não foi totalmente construída no local, apenas montada.


A Casa SysHaus consiste em uma arquitetura modular feita 100% de materiais recicláveis. Fonte: Pinterest

 

Quem escreveu esse blog?





314 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page