top of page

A importância de fazer um projeto elétrico


Fonte da imagem: https://www.weg.net


O projeto elétrico tem o papel de planejar como funcionará toda fiação elétrica e também as futuras instalações. Muitas pessoas não compreendem a importância que um projeto elétrico tem e o numero de riscos que podem ser minimizados através dele. Problemas que só são notados após a instalação dos moradores na residência, por exemplo, quando deseja-se instalar um sistema de alarme, caso não exista um projeto elétrico será necessário fazer alterações na estrutura da casa para solucionar esse problema, um transtorno que poderia ser evitado caso tivesse sido realizado inicialmente um projeto elétrico.


Quando pretende-se construir um imóvel deve-se dar atenção ao projeto elétrico, pois a tecnologia dos equipamentos, necessita de alimentação elétrica como a iluminação e a automação. É de extrema importância contratar um profissional capacitado para realizar o projeto para que todos os circuitos atendam as normas técnicas a fim de evitar sobrecargas ou aquecimento do sistema como queima de equipamentos , curtos-circuitos e até mesmo incêndios.


No projeto elétrico é apresentado os circuitos do sistema, com as devidas indicações e informações técnicas, especificação de tomadas e interruptores, potências máximas dos equipamentos e pontos de energia para equipamentos especiais. Deste modo podemos resumir o projeto elétrico como uma planta baixa onde é especificada a distribuição elétrica geral.



Cuidados que devem ser tomados:


Ao realizar um projeto elétrico deve se investir em materiais adequados e de qualidade, caso estes sejam instalados de forma incorreta , ou não tenham boa qualidade, pode ocorrer fuga de corrente, em que um fluxo de energia indesejado podem causar choques elétricos, e também irá consumir mais energia que o normal.

É essencial fazer o aterramento ele é utilizado para evitar desequilíbrios na tensão elétrica de uma instalação evitando a ocorrência de choques e para que os equipamentos eletrônicos não sejam sobrecarregados. A partir dele a descarga elétrica é encaminhada corretamente pela instalação elétrica até se dissipar no solo.

 

Referências

 

Quem escreveu esse blog?



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page