top of page

Prédio de 3 andares é construído no Paraná em 8 dias


Esta é a primeira vez que um prédio é construído no Brasil a partir da técnica internacional conhecida como “wood frame”, o qual gera 85% menos resíduos e emite até 80% menos CO2, além de gastar 90% menos recursos hídricos. O processo, que usa madeira como principal matéria-prima, reduz drasticamente o desperdício de materiais, o uso de água, a quantidade de resíduos gerados e o tempo para a finalização da obra.

Foi financiado pela Caixa Econômica Federal e destinado ao programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Após a experiência de construção de casas com a tecnologia em Wood Frame (quadro de madeira) para o programa do Governo Federal, atendendo a mais de 10 mil famílias, chegou a hora de construir um prédio com a mesma tecnologia sustentável, a seco, que utiliza painéis de madeira – sistema já homologado pela CAIXA e pelo Ministério das Cidades.

A base para as placas estruturais do sistema é madeira, como o nome já diz. Para evitar o desmatamento de florestas nativas, a empresa usa madeira de florestas plantadas. Para garantir a durabilidade, o material passa por dupla secagem e recebe um preservativo com durabilidade superior a 50 anos. As chapas facilitam as instalações elétricas e hidráulicas, bem como eventuais manutenções durante o uso. Para ficar semelhante às construções de alvenaria, todo o acabamento pode ser feito de forma tradicional, com pisos, azulejos, entre outras coisas

Referências:

Ciclo Vivo. "No Paraná, prédio sustentável de três andares é construído em 8 dias". Acesso em: maio de 2018.


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page