Qual é a dimensão ideal para que um cômodo seja funcional e confortável para sua devida utilização e que, todavia, não sobre muito espaço a ponto de tornar-se inutilizável? Você sabe responder essa pergunta? Se a sua resposta foi não, atente-se a esse post! Pois, fatos como esses são de extrema importância para evitar relatos de casas mal dimensionadas, e que possam gerar grandes dores de cabeças aos seus futuros moradores.
Nessa perspectiva, esse post irá te fornecer uma noção básica das dimensões e espaçamentos ideais no que condiz a projetar a colocação de móveis em salas de estar/jantar, como também, o espaço necessário para sua utilização.
SALAS DE ESTAR: A circulação mínima é de 60cm (para PNE 80 cm) mas para incluir uma mesa de centro em salas estreitas, essa distância pode ser 40 cm. Se o rack tiver gavetas, que se estendem cerca de 30 cm quando abertas, você deve deixar um intervalo de 50 cm, desse móvel até a mesa. Entre o braço do estofado e a parede devem restar 10 cm, para abrigar a cortina. A mesinha lateral também fica afastada. Área mínima da sala de estar: 12 m².
SALAS DE JANTAR: Quase encostar a mesa na parede libera mais espaço para a circulação e possibilita usar um aparador na parede em frente. Entre as cadeiras e a parede, devem sobrar no mínimo 60 cm, caso as cadeiras tenham braços, 80 cm. Quando as cadeiras ficam em uma circulação, deve ser deixado 80 cm, para não prejudicar a circulação mesmo quando alguém empurrar a cadeira para trás.
Anote cada dica. Isso fará toda a diferença no resultado final do seu projeto arquitetônico!
Sugestão de Leitura: O guia completa para Projeto Arquitetônico, um artigo completo para entender Projetos Aquitetônicos.
REFERÊNCIA
AIDÊ ARQUITETURA. Disponível em: < http://aidearquitetura.com.br/qual-metragem-adequada/>. Acesso em: 03 de abril de 2018