top of page

Engenharia Civil lança a Engenium - Empresa Júnior


Professores, acadêmicos e empresários participaram nesta terça-feira (5) do lançamento da Engenium – Empresa Júnior de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Durante a solenidade, no auditório do Bloco de Engenharia Civil (Bloco E, Campus Uvaranas), foi assinado o convênio para cessão de espaço e instalação da Engenium, pelo reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Edilson Sebastião Roth Batista e o presidente da empresa, acadêmico Rafael Mercer.

Edilson Roth Batista explica que a empresa júnior se constitui em uma associação civil, sem fins lucrativos, formada exclusivamente por alunos, tendo como missão a prestação de serviços e desenvolvimento de projetos para empresas, entidades e sociedade em geral. “A empresa júnior promove o encontro do estudante dom o mercado de trabalho”, diz, comentando que seu principal objetivo é, justamente, proporcionar a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, além de despertar no acadêmico visão empreendedora e compromisso social.

“Este evento simboliza a concretização de um sonho antigo do curso de Engenharia Civil da nossa instituição”, disse o reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, destacando o esforço dos acadêmicos na constituição da empresa júnior, demostrando potencial e capacidade de realização. Destacou a importância do momento que se reveste de caráter histórico. “O tempo passa muito rapidamente e daqui a alguns anos, certamente, vocês estarão aqui sendo homenageados como pioneiros, aqueles que iniciaram esse trabalho”, afirmou. “Aproveitem bem essa etapa das suas vidas e contem com o apoio da instituição”.

O presidente Rafael Mercer fez a apresentação da Engenium, juntamente com a diretora de projetos, Fernanda Brekailo, e o diretor executivo, Guilherme Lopes. Segundo Rafael Mercer, o projeto teve início em 2013, a partir de desafio lançado pelo reitor Luciano Vargas, professor do curso de Engenharia Civil. Participam alunos do 3º, 4º e 5º ano. Entre seus produtos, oferece serviços e consultoria, projetos arquitetônicos de pequeno e médio portes, serviço de ‘As Built’, elaboração de orçamentos, desenvolvimento de planilhas, adaptação de projetos para prefeituras e controle tecnológico de concreto.

“Nosso compromisso é com o desenvolvimento de Ponta Grossa e região “, diz o dirigente da Engeninum, destacando que a empresa tem como principal atrativo a excelência e o baixo custo de seus serviços, chegando a 70% dos valores praticados pelo mercado. “Isso não significa baixa qualidade”, diz a diretora de projetos, Fernanda Brekailo, lembrando que o preço mais acessível se deve ao fato da Engenium não ter fins lucrativos. Eles citam ainda como grande diferencial a motivação, liderança e espirito de equipe que norteiam as ações da empresa que tem um compromisso com o desenvolvimento de Ponta Grossa e da região.

Ainda participaram do lançamento da Engenium a diretora do Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia, Maria Salete Marcon Gomes Vaz; o chefe do Departamento de Engenharia Civil, Marcos Rogério Széliga; o engenheiro Paulo Roberto Domingues, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEAPG); engenheiro Jarbas Goes, representando a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), além de representantes de pró-reitorias e demais órgãos da universidade.

Créditos: http://portal.uepg.br/noticias.php?id=7511

108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page