top of page

Tudo sobre edículas: confira a melhor opção para você

As edículas— construções que aproveitam o espaço dos fundos do terreno— deixaram de só o "quartinho das tralhas" e estão se tornando cada vez mais uma parte participativa da casa, com designs bem pensados e modernos. Neste blog iremos mostrar ideias para você que tem um espacinho de sobra no terreno e quer aproveitá-lo. Confira:

 

Antigamente, as edículas eram mais utilizadas como construções que geravam renda extra, sendo uma parte independente da casa principal, podendo assim, ser alugada para terceiros ou até mesmo uma maneira de manter a família sempre pertinho.

As edículas têm ganhado mais espaçonem sempre literalmente, iremos mostrar espaços bem pequenos mas muito bem aproveitados!— e mais funcionalidades, como por exemplo seu uso para trabalhos em home office, áreas de lazer e também áreas de serviço, não deixando de lado sua função como casa, muitas vezes chamada de meia-água.

 

Edículas Residenciais

As edículas que são utilizadas como casas independentes, ou "casa de fundos" como é conhecida, tem grande praticidade, pois permite que um espaço, que antes inutilizado do terreno, gere um dinheirinho a mais no caso de construções alugadas e também faz com que uma mesma família possa dividir o terreno, sem que haja a perda de privacidade.

Vale ressaltar que para melhor conforto dos moradores é bom analisar as possibilidades de construir uma entrada independente e um espaço que apresente ambientes próprios para serviços, como lavanderia e áreas externas.


Aqui é possível observar o banheiro e uma área externa, que aparentemente pode ser utilizada como garagem ou área social. O uso de decorações como as plantas dá um ar mais humano à casa, fazendo com que mesmo pequenina, se torne um lar aconchegante para seus moradores.

 

Nessa edícula em terreno mais largo, foi utilizado um design mais rústico, mas mesmo assim arrojado, dando uma sensação de casa de campo, com redes para descanso, gerando uma escapatória das nossas cotidianas "selvas de concreto".

 

Edícula com separação por quartos, modelo kitnet, mostrando uma boa maneira de aproveitar um espaço pequeno para gerar uma boa renda extra, podendo ser usado, nesse caso, lavanderia e áreas externas comunitárias.

 

Edículas Gourmet


As edículas gourmet possuem intuito de servir como área de lazer, sendo espaços de uso dos próprios proprietários, podendo ter espaços para receber hóspedes, como quartos e banheiros, ou somente para uso recreativo, tudo depende da função que é dada e do quanto é planejado investir, lembrando que bom gosto não é sinônimo de dinheiro: com pouco investimento é possível construir um ambiente bem bacana para aproveitar com a família e amigos.


Edícula onde foi utilizado módulos pré-fabricados, presentes na arquitetura modular (confira nosso blog: "Arquitetura modular: conheça os benefícios" ). É visível a presença de quartos e uma lareira, uma boa alternativa para aproveitar as noites e fins de tarde, não?

 

No modelo acima foi utilizado um design em L, com uma área gourmet e uma cozinha americana. É uma boa opção para churrascos e sociais, evitando a sujeira dentro de casa e a aglomeração na sua cozinha!

 

Para os olhares mais ambiciosos, uma boa opção é o uso de piscinas nas edículas! É possível transformar em praticamente uma segunda casa!

 

Edícula como área de serviços

Muitas pessoas não abrem mão de incluir em seu projeto uma área de serviços externa, tendo isso em mente, uma boa opção é integrar churrasqueira e lavanderia, sendo um projeto que cabe no bolso e é de inúmeros benefícios.

No ambiente acima, o armário pode tanto ser usado para guardar os produtos de limpeza como para guardar o kit churrasco, desde que tudo bem separado. A otimização do espaço permite que, se usada uma cuba maior para a pia, essa possa ser utilizada para encher baldes, e com a instalação de uma torneira multiuso, possa ser engatada mangueira para o enchimento da máquina de lavar. Todas as instalações elétricas e hidráulicas podem ser usadas com harmonia para as duas funções do ambiente: churrasqueira e lavanderia.

 

O que é importante saber antes de construir?


A construção de uma edícula é como a construção de qualquer outra parte da sua residência, tanto para a parte organizacional— o planejamento dos ambientes e o planejamento financeiro— quanto para a parte legal, o que inclui a aprovação do projeto na prefeitura do seu município, onde aparece a necessidade da contratação de um engenheiro civil ou arquiteto.

É preciso também verificar a viabilidade construtiva do terreno, é importante respeitar as regras para construções, como recuo lateral ou de fundo e abertura dos vãos. Também prepare-se pois a construção nos fundos será incluída no cálculo do valor para o IPTU.

 

A Engenium oferece consultoria e projetos para o melhor aproveitamento das suas ideias, do seu terreno, e também visa a maior economia na sua obra. Faça um orçamento gratuito em nosso site ou pelos contatos:

Fone: (42) 98432-3718


Atendimento em Ponta Grossa e região.

 

Fontes:

 

Quem escreveu esse blog?


1.485 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page