Controle Tecnológico de Concreto


O que é e para que serve os Corpos de Prova? Como é feito o ensaio de Compressão do Concreto? O que é a resistência do Concreto? Existem maneiras de reutilizar os Corpos de Prova?

Conheça e tire todas suas dúvidas sobre Controle Tecnológico de Concreto;

O controle tecnológico do concreto é essencial em todas as obras que utilizam o concreto armado. Em muitos casos é deixado de lado por ser considerado caro, ou então por falta de esclarecimento da importância de controlar a qualidade dos materiais que são utilizados em obra.

De forma simples e prática, quando o concreto é recebido na obra, são coletadas amostras para realizar ensaios de resistência e verificar se o material está adequado para uso. Os corpos de prova são moldados segundo padrão e ordens específicas.

Quem pode fazer o controle tecnológico do concreto?

O controle tecnológico pode ser feito em uma obra de duas formas, com mão de obra própria do construtor ou utilizando uma equipe terceirizada.

Para pequenas obras o controle tecnológico do concreto feito com mão de obra própria ainda produz bons resultados. Agora em obras de grande porte e de grande risco, é importante terceirizar este controle com uma empresa especializada, assim se obterá um controle mais rigoroso do material utilizado.

Para a confecção das amostras é possível utilizar dois tipos de moldes para os corpos de prova. O primeiro molde é um cilindro com diâmetro de 10 centímetros e altura de 20 centímetros, o segundo tipo de molde é também um cilindro, mas com diâmetro de 15 centímetros e altura de 30 centímetros. Os moldes devem ser revestidos internamente com óleo mineral.

Como é feito ?

O teste de resistência do concreto é feito pelo método do ensaio de compressão axial. Após o laboratório receber o corpo de prova da obra, ele é armazenado em câmara úmida por um tempo determinado de acordo com o pedido do cliente, sempre lembrando que o concreto atinge a sua resistência característica no 28º dia.

É comum coletar quatro corpos de prova por caminhão betoneira de concreto. Estes corpos de prova serão ensaiados em idades diferentes, geralmente aos 7, 14, 21 e 28 dias, ou conforme indicação dos profissionais envolvidos na construção da edificação.

Veja no vídeo a seguir um rompimento de corpo de prova:

O que é a resistência do Concreto?

O cálculo de uma estrutura de concreto é feito com base no projeto arquitetônico da obra e no valor de algumas variáveis, como por exemplo, a resistência do concreto que será utilizado na estrutura. Portanto, a Resistência Característica do Concreto à Compressão (fck) é um dos dados utilizados no cálculo estrutural.

FCK: Do inglês (Feature Compression Know) foi traduzida para o português como Resistência Característica do Concreto à Compressão, um conceito imprescindível para calcular com exatidão a medida de material com relação à estrutura que será utilizada.

Existem maneiras de reutilizar os Corpos de Prova?

Sim, existem, a Engenium tinha como serviço o CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO, umas das tarefas era a de com todos os materiais de um corpo de prova reutiliza-los para a fabricação de Lajotas. Está atividade gera integração dentro de laboratório com os colaboradores da empresa, assim como aprimoramento de conhecimento prático e olhar sustentável.

#Concreto

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram

Endereço:

Campus Uvaranas - Bloco E

Uvaranas, Ponta Grossa - PR, 84030-900