• Flávia Alessandra Miketen

Pergolados- conheça os benefícios

Muitas vezes nos deparamos pensando em mudar a estética da área externa da nossa casa, desejamos ter um cantinho mais aconchegante, uma área que possibilite reuniões familiares e ao mesmo tempo um lugar mais aberto. Parece difícil colocar todas essas propriedades num lugar, mas se você está em busca desse ambiente, vai se surpreender com o pergolado.



Ele é uma estrutura, que tem origem na Itália, e seu nome provém do latim pérgolas, que inicialmente foram estruturas utilizadas para cultivar parreiras de uva, mas devido a sua estética encantadora e suas utilidades como proporcionar sombra, proporcionar possivelmente uma garagem, e a mais utilizada, que consiste em oferecer um espaço alternativo, para aquela reunião familiar. Devido a tantas aplicabilidades, ele vem ganhando espaço nos projetos de decoração, principalmente na área externa da casa, próximos a jardins e churrasqueiras.

Por muito tempo, o tipo de pergolado mais utilizado era o de madeira, que remete a rusticidade, mas com a evolução dos materiais, outras matérias primas foram exploradas como a alvenaria, o alumínio e o ferro, cada material tem uma função diferente no ambiente, como é possível observar nas resenhas abaixo.


Pergolado de alvenaria

Esse tipo de pergolado é ideal para quem deseja economizar porque, com ele é possível utilizar o muro da própria casa, ele têm como vantagens a resistência e a durabilidade, já que são feitos de materiais bem resistentes.Ele ainda é bem versátil, e ideal em áreas de transição e espaços mais compactos para harmonizar uma decoração sofisticada. Mas ele deixa a desejar quando se trata de isolamento térmico, devido a condutividade dos materiais.


Fonte: Tudo Construção


Pergolado de alumínio

Esse pergolado caiu no gosto das pessoas, e virou tendência é um produto inovador que oferece um toque de modernidade em cada detalhe, seu design proporciona elegância e segurança,ele é bastante econômico e tem custo baixo na manutenção além de ser capaz de resistir bem às adversidades temporais.

Fonte: Alumisan


Pergolado de ferro

Esse tipo de pergolado é ideal para aquelas pessoas que buscam algo mais simples, mas ao mesmo tempo algo aconchegante e harmonioso, nele é possível direcionar desde uma temática mais rústica, a uma mais acolhedora, sua contraposição está em relação a preço, ele acaba sendo um pouco superior aos demais, mas nada exorbitante.


Fonte: Tua Casa


Pergolado de madeira

Esse pergolado é o mais reproduzido atualmente, e tem vários motivos para ele ocupar o primeiro lugar, ele compatibiliza bem com flores, em especial as trepadeiras, ele também proporciona mais comodidade na área da piscina, além de poder ser customizado com cores mais clean, ou algo mais natural e rustico adotando a naturalidade da madeira, isso de acordo com o ambiente, que está sendo proposto.

Um dos motivos para adquirir um pergolado é a possibilidade de ter uma área em que as pessoas possam desfrutar do ar livre, tornando-se um espaço com inúmeras possibilidades de utilização, é viável tanto como uma área para relaxar como para entretenimento.

Caso você tenha um bom espaço no seu quintal, o pergolado é uma ótima opção para se investir, além de se tratar de uma tendência nos dias de hoje, são estruturas que personalizam o ambiente. Em contrapartida, se seu espaço é reduzido, o pergolado pode ser adaptado para a fachada da casa, ou ainda para o jardim.

Quem escreveu esse blog?



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo