Pode parecer um simples detalhe, mas as cores fazem a diferença quando o assunto é construção civil. São elas que caracterizam o ambiente de acordo com a personalidade de quem o irá utilizar, assim como definem a sua tematização e harmonia. Entretanto, a infinidade de cores e possibilidades podem trazer dúvidas, de forma que aqui preparamos as tendências de cores de 2022 em paletas que podem mudar todo o seu ambiente e deixá-lo do jeitinho que sempre sonhou! Afinal, nos tempos atuais, o conceito de casa mudou, deixando de ser apenas um local para passar a noite (por conta da vida agitada e ocupada das pessoas) para um ambiente em que necessita ser desde o lar até o seu escritório e local de trabalho.
O mercado da arquitetura, da moda, dos designers e da decoração são os que anseiam por saber quais são as tendências de cores, que trazem refletidas as características das pessoas naquele momento, ou seja, com todos os seus anseios, sentimentos e comportamentos refletidos em cores. Dessa forma, em um cenário de possível pós pandemia, o sentimento é a esperança de voltar à vida “normal”...
Estudos trazem três macro temas que inspiram a paleta de cores de 2022. São eles: Mundo Ideal, Mundo Surreal e Mundo Digital, traduzidos em cores que remetem a liberdade e a natureza, o mundo criativo e da imaginação, e por fim, o mundo tecnológico e futurista.
O que trazem as grandes marcas para o próximo ano?
A Suvenil traz para 2022 como a cor do ano a cor Eclipse, traduzindo-se em um verde fresco, que representa o sentimento de recomeçar, após tantas mudanças vindas pela pandemia da Covid-19. Já a Coral traz como cor do ano um azul claro, como tema “Novos Ares”, remetendo ao desejo de uma reestruturação do mundo pós pandemia com a cor Melodia Suave. Marcas como a Sherwin-Williams e PPG também contam com a tonalidade verde.
Foto: Suvinil, cor Eclipse (Andre Klotz / Divulgação)
(Foto: Coral / Divulgação)
A Sherwin-Williams - Neblina Perene para 2022 (Foto: Sherwin-Williams / Divulgação)
Verde Olive Sprig foi o tom escolhido pela PPG para 2022 (Foto: PPG / Divulgação)
Saiba como surgiu o conceito de "Cor do ano"
Segundo a revista do Estadão, Cores do ano 2022: confira as tendências das grandes marcas, publicada dia 24/10/2021, “Tudo começou no ano 2000. Por conta do bug do milênio, que aconteceria na virada do ano, criou-se uma preocupação coletiva de perder grande parte de todos os dados digitalizados que existiam no mundo. A comoção mundial fez com que a Pantone Color Institute - hoje uma das maiores empresas de cores do mundo, mas na época não tão conhecida assim - lançasse uma cor do ano com ressonância mundial. A Cerulean, um azul-claro, foi a primeira cor do ano, chamada, justamente de “Cor do Milênio'', pois trazia a mensagem tranquilizadora. A partir de então, a Pantone nunca mais deixou de editar uma cor do ano.” Assim, ficamos no aguardo até Dezembro de qual cor representará o ano de 2022 segundo a Pantone Color Institute. Mas já sabemos que segue o conceito da Ressignificação de Morar.
(Foto: Pantone / Divulgação)
Inspirações:
Quem escreveu esse blog?
Comments