top of page

Como é feita a comunicação no desenvolvimento do projeto?

Desde a etapa inicial do projeto até sua conclusão é muito importante que haja uma boa comunicação entre a equipe que irá realizá-lo e o cliente, para que haja um bom desenvolvimento e para que as ideias sejam alinhadas da melhor maneira possível. Mas você sabe quais são as etapas da concepção e do decorrer do projeto?



  • Briefing

Antes do início do projeto, é feito um briefing— em tradução literal "instrução"—, no qual o cliente repassa ao projetista as suas expectativas, facilitando o entendimento e fazendo com que haja um aproveitamento do terreno e dos ambientes em função do útil, necessário e agradável.

O briefing é de extrema importância, pois visa o conforto, saber ouvir e conduzir o cliente para ter respostas mais assertivas, possibilita alcançar melhores resultados e também encantá-lo com o produto final.


  • Combinar os prazos

Com a contratação de um projeto, seja ele o arquitetônico ou os complementares—elétrico e hidrossanitário—, é impossível não ter uma ansiedade, afinal é um investimento importante à quem contratou, sendo ideal que o projetista ou a empresa que está projetando mostre o que está acontecendo durante o avanço do projeto e quais são os prazos estipulados para as etapas. Assim, preocupações em relação a atrasos, podem ser amenizadas.


  • Mas afinal, como é feita essa comunicação?

Em tempos de pandemia, a segurança tanto dos clientes, quanto dos profissionais responsáveis pelo projeto é de suma importância, sendo sempre valorizada a saúde e as medidas de proteção necessárias sugeridas pela OMS.

Atualmente existem muitos meios de manter uma boa comunicação por meio da internet, por ligações e também por reuniões presenciais, onde não existe a disponibilidade de usar a tecnologia a favor do distanciamento social, como em visitas técnicas, para medições e avaliações do espaço a ser construído, e em entregas de projetos, para a coleta de assinaturas e entrega dos documentos.

Uma boa comunicação onde ambos os lados ouvem e discutem sobre o que o é melhor, gera lares e ambientes comerciais que atendem as necessidades do cliente, evitando arrependimentos e dispensando futuras reformas.


69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page