top of page

A importância da limpeza da caixa d'água: confira como fazer uma higienização eficaz!

A água é fundamental para o bem estar de todos, é utilizada diariamente de uma forma tão rotineira, que apenas percebemos sua importância quando há falta para atividades, como a higienização de alimentos e do próprio corpo. Mas será que a água utilizada em nossa casa é ideal para essas atividades?

Sabe-se que a água própria para consumo é incolor, inodora e sem gosto, mas nem sempre a água contaminada apresenta diferenças, tornando a transmissão invisível. Diversos vírus, bactérias, fungos, parasitas e demais microrganismos podem se misturar na água e causar verdadeiros estragos na saúde, principalmente doenças no sistema digestivo.

Leptospirose, amebíase, hepatite A, cólera, giardíase e outras enfermidades são causadas pela contaminação da água; além disso em reservatórios sem a tampa ideal pode haver a invasão de parasitas como é o caso do Aedes aegypti, que principalmente durante o verão procura locais com água parada para sua reprodução, encontrando em caixas d'água o ambiente perfeito para isso, desencadeando doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela.




De acordo com a Vigilância Sanitária, a higienização deve ser realizada a cada 6 meses. Assim, é possível evitar enfermidades causadas pela ingestão de água infectada.


-Como fazer a higienização correta da caixa d'água?

A limpeza da caixa d’água é uma tarefa fácil, mesmo que trabalhosa. Utilize de luvas e sapatos de borracha para prevenir infecções;

  • Primeiramente, feche o registro de entrada da água ou de passagem geral do imóvel;

  • Anule a boia automática, amarrando-a com um pequeno cabo na posição fechada (com a boia sempre para cima);

  • Esvazie a caixa d’água, deixando apenas um palmo de água. Tampe a saída da água com panos, para que ela seja utilizada na lavagem, é importante não deixar que a água desça pelos encanamentos internos;

  • Esfregue com esponja/escova as paredes da caixa d’água, não use detergentes ou produtos químicos.

  1. -Para caixas de fibra ou com paredes lisas, esfregue com uma esponja;

  2. -Para caixas de concreto utilize uma vassoura de piaçava.

  • Retire a água suja com balde, pá de lixo ou panos;

  • Adicione água sanitária ou cloro para desinfectar, utilize 1L para cada 1000L do seu reservatório, encha aproximadamente 50cm de água e deixe em descanso por 2 horas;

  • Retire toda a água restante e enxague as paredes internas.

Lembre-se de antes guardar a água que julgar necessária para seu uso enquanto a limpeza acontece.

Se não conseguir efetuar a limpeza você mesmo, contrate um profissional para que o faça, é de extrema importância para sua saúde e de sua família!


referências:







110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page