Passos para construir com segurança!


Construa o seu sonho com segurança! Conheça os passos para evitar dores de cabeça futuros realizando sua obra nova.

1- O TERRENO IDEAL

Um dos PRIMEIROS PASSOS sem dúvidas é a escolha ideal de um bom local, pois se torna fundamental que o terreno esteja dentro das expectativas!

É de grande importância que exista o estudo dos desníveis do terreno, à qualidade do solo, à área permitida para a construção da casa e à localização.

2- PLANEJAMENTO

Antes de qualquer outro passo, é necessário tomar uma planejamento para sua obra, tudo relacionado a custo e tempo. O orçamento da obra será o responsável por definir o tamanho, a qualidade da casa e o tempo gasto para a conclusão da construção.

Investir é necessário, para que no futuro não se arrependa do que não foi feito. Mas da mesma forma é importante não exagerar, pois isso evita que você não consiga pagar a obra e a mesma não saia no prazo esperado.

3- TENHA O PROJETO ARQUITETÔNICO

Contrate um Arquiteto, Engenheiro ou uma Empresa de Engenharia Civil, pois principalmente, com a parte estrutural da construção estes já estão habituados a realizar os cálculos necessários para concretizar o projeto idealizado pelo cliente, tudo isso com total segurança.

Eles também estabelecem o tipo de fundação e dimensionam a parte estrutural, como pilares, estacas e vigas. Além de outros cálculos que incluem a resistência dos materiais, visando a estabilidade, economia e segurança do imóvel.

O engenheiro também está apto a trabalhar com as instalações elétricas, sanitárias e hidráulicas, assim como acompanhar o progresso da obra para que todas as etapas sejam executadas de acordo com as normas técnicas.

4- TENHA UMA BOA MÃO DE OBRA e COMPRE BONS MATERIAIS

É essencial que deve-se contratar mestre de obra, pedreiros, pintores e serventes que possuam referências e possua conhecimento por indicação de trabalhos já realizados. Afinal, é muito importante ter um profissional de confiança!

Lembre-se que serão eles os responsáveis pela construção do seu sonho, escolha bem para que seu lar fique de acordo com o desejado. Também faz parte do planejamento para realizar a obra a compra dos materiaias que serão utilizadas em cada etapa do processo. Os mesmos devem ser comprados em empresas que prezam a qualidade e que entreguem produtos da melhor maneira possível, evitando que materiais em qualidades ruins atrapalhem o bom andamento da obra.

5- OBTENHA A DOCUMENTAÇÃO

Fora todo esse planejamento da obra, é necessário que os documentos estejam em dia, a parte legal também é fundamental pois cumprir com as obrigações jurídicas para conseguir a aprovação e a formalização do projeto, a fim de conseguir construir o imóvel. A obra deverá obter as licenças e alvarás, perante ao código de obra e planejamento da Prefeitura local, apresentando dados da documentação jurídica e cadastral do terreno.

6- ESTABELEÇA UM CRONOGRAMA

Conseguir de forma visual e organizada estabelecer os estágios da obra colaboram em muito a programação dos passos que precisarão ser executadas.

A maioria das obras respeitam as seguintes etapas: 1. Fundação — etapa responsável pela sustentação. Aqui, a mão de obra deverá preparar o terreno e realizar a fundação e a construção do alicerce que servirá de base para a construção; 2. Alvenaria — consiste no levantamento das paredes, na colocação da laje e de outros pontos estruturais do imóvel; 3. Laje e telhado — conclui a parte estrutural da casa e deve ser feito de acordo com o especificado no projeto arquitetônico. Além do efeito estético, ele tem grande importância para a conservação do imóvel; 4. Elétrica e hidráulica — são etapas que exigem muitos cuidados para ficarem bem executadas. Para evitar erros e problemas posteriores, é essencial contar com profissionais capacitados; 5. Acabamento — pode ser complexo, longo e caro. Em geral, demanda muita mão de obra, pois consiste na colocação dos pisos e revestimentos, nivelamento das paredes, pintura, instalação de móveis planejados etc.

7- SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

Por último mas de longe o menos importante, o canteiro de obra sem dúvida é um lugar muito perigoso, exige cuidado e atenção, sendo que um acidente pode comprometer a integridade do contrato e sua equipe.

Para prevenir qualquer acidente e preocupações é essencial precaver isolando a obra com cercas, telas para proteger pedestres e bens. Deve-se também exigir que todos o trabalhadores usem os equipamentos necessários, chamados de EPIs e EPCs, os quais seguem as normas de segurança.

Agora se sente pronto pra construir? Ainda ficou alguma dúvida? -Comente e termos prazer em responder em uma próxima oportunidade.

Curta e compartilhe essas informações e conte com a ENGENIUM para elaborar o melhor projeto para que você possa realizar seu SONHO!

Fontes:

http://blogpraconstruir.com.br/dicas-solucoes/5-passos-para-planejar-a-construcao-da-sua-casa-do-zero/;

https://russelservicos.com.br/blog/6-principais-dicas-para-uma-obra-segura/


27 visualizações
  • Facebook
  • Instagram

Endereço:

Campus Uvaranas - Bloco E

Uvaranas, Ponta Grossa - PR, 84030-900